bésame mucho

Bésame mucho

Os bebés precisam de segurança: colo, abraços, mãe por perto.
Os bebés seguem os seus instintos naturais há milhares de anos.
Tentar perceber as razões do bebé para determinado comportamento, e as formas que tem disponível para ser expressar.
Colocarmo-nos no lugar do bebé e perceber pela perspectiva dele o que está a sentir, ver, etc.

Proteger a criança em vez de corrigi-la.
Ceder, negociar, reconhecer os erros.

Tratar a criança como trataríamos o marido ou a mulher, ou um amigo adulto. Porque tem de se tratar as crianças de maneira diferente? Porque se aceita bater numa criança e não no marido?
Porque aceitamos fazer certas coisas às crianças que não permitiríamos que um desconhecido lhe fizesse, como por exemplo, certas proibições ou falar mal?

Para uma criança não há prémio maior que a aprovação dos pais, nem maior castigo que a reprovação deles.

Os prémios são uma espécie de chantagem. Tudo aquilo que podemos e devemos dar à criança deve ser dado por amor, sem condições. Exemplo: "Se acabares os trabalhos de casa vamos ao cinema" vs "Esta tarde vamos ao cinema, por isso despacha-te e faz os trabalhos de casa".

Compararmo-nos com as crianças. Qual seria o nosso comportamento numa situação semelhante num contexto de adulto do dia-a-dia?
Os ditos "problema de comportamento" são mesmo problemas, ou é o normal? Ou até comportamentos desejáveis quando adultos? Exemplo: ter dificuldade em estar quieto, discutir regras, ficar chateado quando não consegue algo, não querer uma determinada comida.

Os filhos não estão contra os pais, e merecem respeito como pessoas.

Como as crianças aprendem por repetição, ao fazerem muitas vezes uma coisa "mal feita" estão apenas as treinar, e não a desafiar-nos.

Porque se aceita a expressão filho desobediente e não se aceita a expressão esposa desobediente?

Muitos "métodos" apresentados em livros são eficazes. Mas são eficazes a conseguir uma criança submissa, obediente, que não incomode.

Sobre a estimulação precose:
Conselho: brincar com as crianças para desfrutarmos dessa época. Quando se brinca, os pais não dão conhecimentos nem técnicas de estudo, mas a sensação maravilhosa de se sentirem amados, respeitados, importantes.

Tempo de qualidade: é importante mas qualidade e quantidade é ainda melhor.

Dicas desfralde: página 217

Relacionados

my recipes

My Recipes & My Books


Boas leituras e bons cozinhados.