• Home
  • |
  • Método Montessori: Educar na liberdade

Método Montessori: Educar na liberdade

Montessori:

  • Observar as crianças
  • Crianças de diferente idades tem necessidade e capacidades diferentes
  • Preparar o ambiente
  • Respeitar a criança, comunicando com empatia (falar com voz calma, carregá-la com cuidado, dar-lhe tempo para terminar cada tarefa)
  • Limites (mudar o ambiente) em vez de castigos e recompensas
  • Liberdade de movimento

O adulto observa

A criança confia

O ambiente cativa e a criança dá feedback ao adulto

Ambiente:

Componente física: segurança, móveis e utensílios adaptados, liberdade de movimento, estrutura e ordem, bebés, realidade e ambiente natural

Componente social e emocional: interagir com outras crianças

Componente intelectual: espaço no qual as aprendizagens possam florescer

Correct espiritual: vínculo


Durante a fase de mente absorvente inconsciente, dos 0 aos 3 anos, a criança está a desenvolver as suas competências linguísticas a sua capacidade de compreender e utilizar símbolos as suas habilidades do coordenação e movimento o seu sentido de ordem a sua capacidade de concentração e o seu conceito de independência.

A ordem faz parte do sistema da vida e ajuda a estabilidade.

Um adulto deve ajudar a criança a fazer por ela própria. As aprendizagens têm de ser adquiridas pelas crianças. Os adultos serão apenas a expectadores participantes do desenvolvimento do potencial da criança.

O abraço é a forma mais eficaz de ajudar a criança a relaxar e a experienciar a calma.

Consequências lógicas vs punições

Página 104-113


0-3 anos: Página 72

3-6 anos: Página 115

6-12 anos: Página 137

Adolescência: Página 155

Relacionados

my recipes

My Recipes & My Books


Boas leituras e bons cozinhados.