Montessori:
- Observar as crianças
- Crianças de diferente idades tem necessidade e capacidades diferentes
- Preparar o ambiente
- Respeitar a criança, comunicando com empatia (falar com voz calma, carregá-la com cuidado, dar-lhe tempo para terminar cada tarefa)
- Limites (mudar o ambiente) em vez de castigos e recompensas
- Liberdade de movimento
O adulto observa
A criança confia
O ambiente cativa e a criança dá feedback ao adulto
Ambiente:
Componente física: segurança, móveis e utensílios adaptados, liberdade de movimento, estrutura e ordem, bebés, realidade e ambiente natural
Componente social e emocional: interagir com outras crianças
Componente intelectual: espaço no qual as aprendizagens possam florescer
Correct espiritual: vínculo
Durante a fase de mente absorvente inconsciente, dos 0 aos 3 anos, a criança está a desenvolver as suas competências linguísticas a sua capacidade de compreender e utilizar símbolos as suas habilidades do coordenação e movimento o seu sentido de ordem a sua capacidade de concentração e o seu conceito de independência.
A ordem faz parte do sistema da vida e ajuda a estabilidade.
Um adulto deve ajudar a criança a fazer por ela própria. As aprendizagens têm de ser adquiridas pelas crianças. Os adultos serão apenas a expectadores participantes do desenvolvimento do potencial da criança.
O abraço é a forma mais eficaz de ajudar a criança a relaxar e a experienciar a calma.
Consequências lógicas vs punições
Página 104-113
0-3 anos: Página 72
3-6 anos: Página 115
6-12 anos: Página 137
Adolescência: Página 155